STATS > Teatro e Marionetas de Mandrágora

TÍTULO : Mãos de Sal - Lambe Lambe
SUB. : uma viagem através do mundo das marionetas em miniatura até a um pequeno palco onde o teatro acontece de um modo profundamente individualizado

GRUPO : teatro caminheiro
PRODUÇÃO : 67ª
DURAÇÃO : 00h08
IDADE : M.3
SINOPSE :
O teatro lambe-lambe, ou teatro de miniaturas, é uma linguagem de formas animadas que ocupa o espaço cénico em escala reduzida: dentro de uma pequena caixa são representadas peças teatrais de curtíssima duração. O ator-manipulador atua através de uma das faces da caixa e o espetador assiste através de outra face, mediados por esta cenografia em miniatura, pela sonoplastia, pela iluminação e ambientação cénica que são criadas ali dentro. Trata-se, portanto, de uma peça-teatro apresentada geralmente a um espetador de cada vez, num tempo e num espaço reduzidos. A companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora lança aqui a proposta de viajarmos através do mundo das marionetas em miniatura até a um pequeno palco onde o teatro acontece de um modo profundamente individualizado. Este nosso projeto em pequena escala permite que 3 espetadores o possam apreciar em simultâneo, sendo possível assistirem ao espetáculo em família. Foi a juntar estas memórias que preparamos mais uma proposta teatral, a partir do espetáculo “Mãos de Sal”. Para além do espetáculo, o espetador pode ainda descobrir um conjunto de outras pequenas caixas/máquinas de cena, que pode observar, descobrir ou manipular.

APRESENTAÇÃO :
Partimos do teatro “lambe-lambe”, que possui no Brasil grande implementação, e das máquinas fotográficas “à la minute”. Máquinas estas que lhe deram origem e muitos de nós ainda se recordam como espaços fotográficos antigos situados em espaços públicos onde o fotógrafo, debaixo do pano, tirava e revelava em pouco tempo a típica fotografia das crianças sentadas em cima do cavalinho de madeira.

GRUPO :
O ar livre, a rua, o exterior, soam tão bem como modos de estar quanto forma de dialogar artisticamente. Este é o espaço privilegiado para a vivência comunitária. Num país como Portugal, a ocupação do ar livre, das praças, dos jardins, das praias é fundamental. Lugar que o sol ocupa e onde as famílias, as crianças e os espetadores acorrem para fazer da criação o seu lugar de contacto artístico onde o céu e a paisagem são a cenografia de fundo. Desde sempre, quer seja em pequeno ou grande formato, em contextualizações históricas ou na presença dos muitos festivais, existem espaços natureza, espaços urbanos magníficos presentes no território. Espaços que vamos a povoar com inúmeras propostas nesta forma de estar, artística, com os seus modos tão particulares de se fazerem acontecer. Sejam criações, deambulações ou a apresentação do nosso tão acarinhado Teatro Dom Roberto, pensamos que a rua, o espaço ao ar livre, faz parte da nossa caminhada artística. A rua não é simples, joga-se com a imprevisibilidade atmosférica, com a inconstância do espaço e das suas dinâmicas sociais, mas leva-se no imediato com a população local, com a população que faz deste momento um espaço de memórias. Estimamos imenso o espaço exterior e sentimos que estamos no lugar ideal para o fazer acontecer.

FICHA ARTÍSTICA :
DIREÇÃO ARTÍSTICA E ENCENAÇÃO | Clara Ribeiro
TEXTO | Clara Ribeiro
INTERPRETAÇÃO | Beatriz Filomeno
DIREÇÃO PLÁSTICA | enVide neFelibata
MARIONETAS | enVide neFelibata
CENOGRAFIA | enVide neFelibata, Migvel Tepes
MÚSICA CÉNICA | enVide neFelibata
VOZ GRAVADA | Clara Ribeiro, Beatriz Filomeno
PRODUÇÃO | Teatro e Marionetas de Mandrágora
PRODUÇÃO EXECUTIVA | Hélder David Duarte
APOIO | República Portuguesa - Cultura, DGARTES – Direção-Geral das Artes, Município de Espinho/Câmara Municipal de Espinho, Município de Gondomar
AGRADECIMENTOS | Fernando Graça, Firmino Gomes, José Amorim Sousa, Lurdes Amaral, Marcelo Reis, Pedro Waciel, Ti Idália "Leitona", Ti Armando "Barraca"

RAIDER TÉCNICO : ---

DEPOIMENTOS : ---

DATA DE ESTREIA : ---
LOCAL DE ESTREIA : ---
DATA DA ÚLTIMA E/OU MAIS RECENTE APRESENTAÇÃO : 14 JUL 2024 . DOMINGO
LOCAL DA ÚLTIMA E/OU MAIS RECENTE APRESENTAÇÃO : Centro Cultural de Rio Tinto Amália Rodrigues, Gondomar, Porto
ESTADO : EM CENA

DIGRESSÃO AGENDADA : ---

DIGRESSÃO PASSADA :
6 JUL 2024 . SÁBADO . 15h00 > 16h30
Biblioteca Municipal de Gondomar Camilo de Oliveira, Gondomar, Porto
7 JUL 2024 . DOMINGO . 15h00 > 16h30
Moinhos de Jancido, Gondomar, Porto
14 JUL 2024 . DOMINGO . 15h00 > 16h30
Centro Cultural de Rio Tinto Amália Rodrigues, Gondomar, Porto

DIGRESSÃO FESTIVAIS NACIONAIS :
LOCALFESTIVALANO
Biblioteca Municipal de Gondomar Camilo de OliveiraEi! MARIONETAS - Encontro Internacional de Marionetas - Gondomar2024
Centro Cultural de Rio Tinto Amália RodriguesEi! MARIONETAS - Encontro Internacional de Marionetas - Gondomar2024
Moinhos de JancidoEi! MARIONETAS - Encontro Internacional de Marionetas - Gondomar2024

TOTAL : 3
Biblioteca Municipal de Gondomar Camilo de Oliveira, Ei! MARIONETAS - Encontro Internacional de Marionetas - Gondomar - 2024; Centro Cultural de Rio Tinto Amália Rodrigues, Ei! MARIONETAS - Encontro Internacional de Marionetas - Gondomar - 2024; Moinhos de Jancido, Ei! MARIONETAS - Encontro Internacional de Marionetas - Gondomar - 2024.

DIGRESSÃO FESTIVAIS INTERNACIONAIS : ---

LOCAIS INTERNACIONAIS VISITADOS : ---

LOCAIS NACIONAIS VISITADOS :
LOCAL
Biblioteca Municipal de Gondomar Camilo de Oliveira
Centro Cultural de Rio Tinto Amália Rodrigues
Moinhos de Jancido

TOTAL : 3
Biblioteca Municipal de Gondomar Camilo de Oliveira, Centro Cultural de Rio Tinto Amália Rodrigues, Moinhos de Jancido.

CIDADES NACIONAIS VISITADAS :
CIDADEDISTRITO
GondomarPorto

TOTAL : 1
Gondomar.

DISTRITOS NACIONAIS & ILHAS VISITADAS :
DISTRITO
Porto

TOTAL : 1
Porto.

PAÍSES VISITADOS :
PAÍS
Portugal

TOTAL : 1
Portugal.

TOTAL DE PÚBLICO : 0
TOTAL DE APRESENTAÇÕES : 3

RESUMO HISTÓRICO :

'Mãos de Sal - Lambe Lambe', estreou em '' a ''. Desde a sua estreia visitou 3 locais, 1 cidades, 1 distritos, 1 países (Portugal) e participou em 3 festivais e encontros nacionais e 0 internacionais.

Festivais nacionais visitados: Biblioteca Municipal de Gondomar Camilo de Oliveira, Ei! MARIONETAS - Encontro Internacional de Marionetas - Gondomar - 2024; Centro Cultural de Rio Tinto Amália Rodrigues, Ei! MARIONETAS - Encontro Internacional de Marionetas - Gondomar - 2024; Moinhos de Jancido, Ei! MARIONETAS - Encontro Internacional de Marionetas - Gondomar - 2024.

O seu historial conta com 3 apresentações realizadas para um público de 0 espetadores.

'Mãos de Sal - Lambe Lambe' encontra-se em digressão há 0 anos, 0 meses e 0 dias.


PÁGINA DE INTERNET :
[https://marionetasmandragora.pt/lambelambemaosdesal]
[https://marionetasmandragora.pt/294]

ESTATÍSTICAS :
[https://stats.marionetasmandragora.pt/atividades?id=294]

ATIVIDADES PARALELAS : ---

LINKS EXTERNOS : ---

VÍDEOS : ---

FOTOGRAFIA E REGISTO FOTOGRÁFICO :
arquivo imagem álbum [https://marionetasmandragora.pt/_/dwn/zip/prj_lambelambemaosdesal.zip] 10.4 Mb

^